sábado, 16 de março de 2013

Resumo Aula 1ª: Filosofia, conhecimento, mapa da realidade, responsabilidade


Filosofia significa ter amizade com a sabedoria, ou seja, ter conhecimento e saber usá-lo. Conhecimento não passa de informação e experiência, o lugar em que a teoria se encontra com a prática. Para obter informação e experiência, você necessita fazer perguntas: por quê? o quê? quem? quando? onde? Tem de ter um pensamento crítico a tudo que chega até você, não importando a fonte. A experiência tem duas origens, ou a sua própria, dos resultados das suas ações no dia-a-dia, com as conclusões que disso pode tirar; ou a experiência de outros, provinda diretamente de outros, ou de livros, e as conclusões que pode tirar dessas descrições em relação a sua própria vida.

A filosofia nasceu na Grécia antiga há uns 2500 anos. Sócrates, não o primeiro filósofo, mas um divisor de águas, tinha como referência da sua filosofia uma diferente de todas antes, o próprio homem, sua experiência pessoal, com suas ações perante o mundo. “Conheça a si mesmo!” pois tudo com que você vai se relacionar no mundo, não terá outra referência senão você mesmo. É a sua experiência, mesmo quando provinda da leitura da experiência de outro, que importa. Seu interesse é quem guia o caminho para o conhecer. O próprio Sócrates vivia sua vida andando pelas ruas fazendo perguntas a fim de expandir o seu conhecimento, analisando as contradições nas experiências de outros. O mais sábio entre os gregos, e mesmo assim, sabia que perante o mundo, nada sabia. Sócrates sabia que a realidade em si é imensa, e só podemos compreendê-la até onde nossa experiência e questionamento possa nos levar. Lidamos com a realidade através de um mapa, uma mapa da realidade, que contêm todas as nossas representações, conhecimentos, do mundo.

Uma pessoa que não questiona nada, só aceita o que lhe é empurrado, o que os outros estão fazendo onde vive, o que a televisão lhe diz ser o melhor, o que um comercial lhe manda vestir e comer, ou como passar os dias, vive num mapa de realidade extremamente pequeno, numa cúpula, em que pouco pode ver e pouco pode fazer. Uma pessoa com pensamento crítico, um filosofo questionador, também começa assim, mas vive a quebrar essa cúpula da informação empurrada por outros, quebrar a cúpula e assim, continuamente expandir seu mapa da realidade. Para se ter poder sobre o mundo, é necessário ter responsabilidade sobre a própria vida, conhecer a si mesmo, tomar conta de si mesmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário